8 de Novembro de 2010
Dia 1, Edimburgo
Acordamos a umas dolorosas 3 horas da manhã na cidade de Londres onde haviamos passado 3 dias. Apanhamos o autocarro 148 para a estação Victoria, e daí para o aeroporto de Stansted para apanhar o voo para Edimburgo. 1 hora depois estavamos em Edimburgo, uma cidade encantadora com o seu magnífico castelo. O centro da cidade tem um aspecto muito antigo e bem preservado, senti-me como se tivesse no sec. 18 ou 19.
Estava a chover, por isso tratei logo de tentar encontrar o guest house que havia reservado pela internet, pelo site da Easyjet. Depois de muito andar, lá encontramos o guest house que se revelou bem simpático para o preço que pagamos. Depois de descansarmos um pouco decidimos sair à rua para iniciar o nosso percurso, pois tinhamos apenas o resto desse dia para ver toda a cidade, já que no dia seguinte iríamos partir para as Terras Altas. Assim compramos um bilhete de autocarro diário por apenas 3£ que nos permitia andar todo o dia. O centro, como já havia dito, é bastante interessante. Existe um bonito jardim, que foi por onde iniciamos a nossa visita. O castelo fica bem no topo de um monte escarpado, e para lá chegar é preciso subir uma longa e dolorosa escadaria, mas a vista vale bem a pena, pois temos uma boa imagem de 360º sobre a cidade. Fiquei um pouco surpreso, pois não tinha a verdadeira noção sobre o tamanho da cidade, que ao contrário do que parecia, é enorme. Em seguida, descemos pelas ruas históricas, tirando inúmeras fotos e parando nas lojas de souvenirs. Já no centro, apanhamos o autocarro de volta ao hotel, pois estavamos estafados. O turismo de "pata descalça" é exigente e cansativo, não é para qualquer um!
Nessa mesma noite, ainda aproveitei para sair um pouco mas a animação naquela altura do ano (novembro) não era muita , e estava um frio de rachar os ossos!
Dia 2, Edimburgo/ Stirling/ Doune/ Fort William
9 de Novembro de 2010
Bem de manhãnzinha, lá estava o carro que tinha alugado pela net na porta do hotel. Tinha alugado um Opel Corsa 1,4, mas vai-se lá saber porquê recebi um carro muito mais pequeno que mal se aguentava nas rodas. Agora é que a odisseia ia começar, mas primeiro tive de me ambientar um pouco ao carro, pois nunca tinha conduzido do lado esquerdo. Depois de treinar um pouco, fizemo-nos á estrada com destino á primeira paragem do dia, Stirling. Stirling era a cidade do famoso Sir William Wallace, o tal do filme "Braveheart" protagonizado por Mel Gibson.
Visitamos o castelo de onde tiramos umas fotos panoramicas da cidade e do famoso monumento em memória de Sir William Wallace. Sem mais tempo a perder e 3 ou 4 enganos depois, saímos da cidade (que mais parecia o triângulo das Bermudas, mas ok...! O meu sentido de orientação não será dos melhores!) em busca da segunda paragem do dia que seria o castelo de Doune, numa pequena localidade com o mesmo nome. O castelo foi muito fácil de encontrar já que a cidade é ridiculamente pequena. Aqui o que mais me impressionou não foi o castelo em si, mas sim a sua envolvência. Situa-se no campo, rodeado de prados verdejantes e de um rio muito bonito onde tirei a foto em baixo.
Ao fundo consenguem-se ver as montanhas que assinalam o início das Terras Altas. A paisagem, era por esta altura, dominada por lindos campos verdes, repletas de animais como: ovelhas, vacas, cavalos... Mas o que estava procurando eram aquelas lindas paisagens escocesas que apenas tinha visto em filmes ou documentários.
Entre Doune e Crianlarich nada de novo se passou, mas foi a partir daqui que a paisagem começou a mudar. Foi numa zona montanhosa chamada "GlenCoe" que vislumbrei pela primeira vez aquilo que tanto procurava. Montanhas altas e escarpadas, cobertas de neve e vales e rios de cortar a respiração. Só aquela imagem já tinha valido por toda a viagem. Muitas das fotos que tirámos nesta zona dispensam qualquer tipo de "photoshop".
Mais tarde chegámos a Fort William, que seria a nossa cidade de estadia, tal como havia programado. O hotel "Cruachan" foi muito fácil de encontrar, pois fica mesmo à entrada da cidade. O hotel, que tinha péssima reputação no site "Tripadvisor.com", acabou por se revelar uma boa opção. Gostei do quarto e do hotel, e a localização é perfeita. O preço foi excelente, só o staff é que deixou bastante a desejar. Dormimos que nem bebés nessa noite.
Dia 3, Isle of Sye/ Inverness
Não me pareceu grande coisa, e a hora também não era a mais apropriada, pois estava muito nevoeiro. Foi só quando abandonamos a cidade que tomei consciência da magnitude e beleza da montanha "Ben Nevis", pois o dia havia começado a clarear. Contudo não estava nos meus planos uma visita demorada, pelo que seguimos viagem, mas recomendo a quem tiver mais tempo do que eu tive. Sei que costumam fazer trekking nas planícies junto à montanha, e até mesmo subi-la a pé, contudo a primavera será uma melhor altura para tais planos.
Lagos e montanhas incríveis mais à frente, deparamo-nos com o monumento mais famoso da Escócia, o Castelo de Eilean Donan no Loch Duich ( loch significa lago).
Vale bem a visita, pois só as fotos que temos a oportunidade de tirar são fantásticas, e o dia estava lindo. Tive realmente muita sorte, pois passa o tempo quase todo a chover. Daquí até à ponte de Kyle of Lochalsh que liga o país à ilha de Sye, foi um saltinho. A minha idéia inicial (e que recomendo) era partir de Fort William e seguir pela famosa estrada das ilhas em direção a Maillag onde apanharia o ferry para a ilha de Skye. Mas como não tenho sorte nenhuma, nesse dia a companhia de ferries não estava operacional devido a pequenas reparações. Diz quem fez esse trajecto que é memorável. Como assim não pôde ser, tive de seguir pela tal ponte de Kyle of Lochalsh. Na ilha de Skye, decidi visitar a pequena localidade de Portree. Penso que foi a unica falha do meu roteiro, pois foram muitos kms desde Fort William até lá, e não acho que valha a pena. A paisagem não oferceu muito mais do que aquilo que nos habituamos a ver. Se pudesse ter feito o percurso de ferry penso que teria sido melhor.
Depois de abandonar a ilha, seguimos na direção de Inverness que seria o ponto final do percurso pelas Terras Altas. Não sem antes visitar o lago mais famoso do mundo, o Loch Ness. Não queria acreditar que aqui estava, parecia surreal. Nas margens do lago entramos no Castelo de Urqhuart, a troco de uns criminosos 14£. Foi daí que tiramos umas fotos do famoso lago, vimos um documentário sobre a história do castelo e compramos umas bugigangas.
Mais tarde chegamos a a Inverness e ao "guest house" programado. Foi mais uma agradável surpresa, pois o quarto era bem bonito e acolhedor com wc privativo. O dono é um indiano muito simpatico que nos falou sobre a cidade e os pontos turisticos a visitar. Tivemos tempo para visitar a cidade, que é muito bonita e acolhedora, mas friaaaaa.....!
Dia 4, Inverness/ Edimburgo
Neste dia estava ainda programada uma visita ao Parque Natural "Glen Affric", mas o dia amanheceu tempestuoso. Caiu um forte nevão em toda a zona norte do país e as temperaturas baixaram drasticamente. Seguiu-se então a atribulada viagem de regresso ao aeroporto de Edimburgo onde terminou a viagem.
O Parque Natural "Glen Affric" é considerado o mais bonito da Escócia e fiquei naturalmente triste por não o poder ver como havia planeado.
http://www.glenaffric.org/
Ficha técnica
Data da viagem: 8/11/1010- 9/11/2010
Companhia aerea:
Ryanair
Site: ryanair.pt
Valores: aprox. 75€ ida e volta no trajecto Faro - Edimburgo (3h)
Ligaçoes:
Aeroporto - centro Edimburgo: reserva antecipada em www.flybybus.com/, 6£ ida e volta
Centro Edimburgo - hotel: basta comprar um bilhete diario no autocarro. Um bilhete de 3£ permite-lhe andar todo o dia.
Aluguer de viatura:
http://www.carhirescotland.com/
cerca de 140 £ por 4 dias
Hoteis:
Edimburgo:
Merith House Hotel
2-3 hermitage Place
Midlothian EH6 8AF, Edinburgh, UK
44£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: *
Má localizaçao
Quarto frio
Bom preço
Fort William:
Cruachan Hotel
Archintore rd, Fort William
Inverness - Shire PH33 6R Q, UK
49£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: ***
Óptima localizaçao
Quarto confortavel
Bom preço
Mau atendimento
Inverness:
Armadale Guest house
35 Greig Street, Inverness
IV3 5PX, UK
49£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: ****
Óptima localizaçao
Quarto confortavel
Bom preço
Bom atendimento
Visitando:
Edimburgo
Visita a cidade
castelo
Estadia
Stirling:
Monumento William Wallace
Castelo
Callander
Crianlarich
Glencoe
Paisagens de filmes como: Harry Potter, Highlander, Monty Python, Rob Roy...
Fort William
Ben Nevis (montanha mais alta do UK)
Visita a cidade
Estadia
Loch Duich
Castelo Eilean Donan
Ilha de Skye
visita aldeia Portree
Loch Ness
Visita ao Castelo de Urqhuart com vista panoramica do mais famoso lago do mundo.
Inverness
Visita a cidade
Dia 1, Edimburgo
Acordamos a umas dolorosas 3 horas da manhã na cidade de Londres onde haviamos passado 3 dias. Apanhamos o autocarro 148 para a estação Victoria, e daí para o aeroporto de Stansted para apanhar o voo para Edimburgo. 1 hora depois estavamos em Edimburgo, uma cidade encantadora com o seu magnífico castelo. O centro da cidade tem um aspecto muito antigo e bem preservado, senti-me como se tivesse no sec. 18 ou 19.
Castelo de Edimburgo |
Nessa mesma noite, ainda aproveitei para sair um pouco mas a animação naquela altura do ano (novembro) não era muita , e estava um frio de rachar os ossos!
Dia 2, Edimburgo/ Stirling/ Doune/ Fort William
9 de Novembro de 2010
Bem de manhãnzinha, lá estava o carro que tinha alugado pela net na porta do hotel. Tinha alugado um Opel Corsa 1,4, mas vai-se lá saber porquê recebi um carro muito mais pequeno que mal se aguentava nas rodas. Agora é que a odisseia ia começar, mas primeiro tive de me ambientar um pouco ao carro, pois nunca tinha conduzido do lado esquerdo. Depois de treinar um pouco, fizemo-nos á estrada com destino á primeira paragem do dia, Stirling. Stirling era a cidade do famoso Sir William Wallace, o tal do filme "Braveheart" protagonizado por Mel Gibson.
Castelo de Stirling |
Monumento a Sir William Wallace |
Entre Doune e Crianlarich nada de novo se passou, mas foi a partir daqui que a paisagem começou a mudar. Foi numa zona montanhosa chamada "GlenCoe" que vislumbrei pela primeira vez aquilo que tanto procurava. Montanhas altas e escarpadas, cobertas de neve e vales e rios de cortar a respiração. Só aquela imagem já tinha valido por toda a viagem. Muitas das fotos que tirámos nesta zona dispensam qualquer tipo de "photoshop".
Mais tarde chegámos a Fort William, que seria a nossa cidade de estadia, tal como havia programado. O hotel "Cruachan" foi muito fácil de encontrar, pois fica mesmo à entrada da cidade. O hotel, que tinha péssima reputação no site "Tripadvisor.com", acabou por se revelar uma boa opção. Gostei do quarto e do hotel, e a localização é perfeita. O preço foi excelente, só o staff é que deixou bastante a desejar. Dormimos que nem bebés nessa noite.
Dia 3, Isle of Sye/ Inverness
Não me pareceu grande coisa, e a hora também não era a mais apropriada, pois estava muito nevoeiro. Foi só quando abandonamos a cidade que tomei consciência da magnitude e beleza da montanha "Ben Nevis", pois o dia havia começado a clarear. Contudo não estava nos meus planos uma visita demorada, pelo que seguimos viagem, mas recomendo a quem tiver mais tempo do que eu tive. Sei que costumam fazer trekking nas planícies junto à montanha, e até mesmo subi-la a pé, contudo a primavera será uma melhor altura para tais planos.
Lagos e montanhas incríveis mais à frente, deparamo-nos com o monumento mais famoso da Escócia, o Castelo de Eilean Donan no Loch Duich ( loch significa lago).
Vale bem a visita, pois só as fotos que temos a oportunidade de tirar são fantásticas, e o dia estava lindo. Tive realmente muita sorte, pois passa o tempo quase todo a chover. Daquí até à ponte de Kyle of Lochalsh que liga o país à ilha de Sye, foi um saltinho. A minha idéia inicial (e que recomendo) era partir de Fort William e seguir pela famosa estrada das ilhas em direção a Maillag onde apanharia o ferry para a ilha de Skye. Mas como não tenho sorte nenhuma, nesse dia a companhia de ferries não estava operacional devido a pequenas reparações. Diz quem fez esse trajecto que é memorável. Como assim não pôde ser, tive de seguir pela tal ponte de Kyle of Lochalsh. Na ilha de Skye, decidi visitar a pequena localidade de Portree. Penso que foi a unica falha do meu roteiro, pois foram muitos kms desde Fort William até lá, e não acho que valha a pena. A paisagem não oferceu muito mais do que aquilo que nos habituamos a ver. Se pudesse ter feito o percurso de ferry penso que teria sido melhor.
Depois de abandonar a ilha, seguimos na direção de Inverness que seria o ponto final do percurso pelas Terras Altas. Não sem antes visitar o lago mais famoso do mundo, o Loch Ness. Não queria acreditar que aqui estava, parecia surreal. Nas margens do lago entramos no Castelo de Urqhuart, a troco de uns criminosos 14£. Foi daí que tiramos umas fotos do famoso lago, vimos um documentário sobre a história do castelo e compramos umas bugigangas.
Castelo de Urhuart e o Lago Ness |
Ilha de Skye |
Mais tarde chegamos a a Inverness e ao "guest house" programado. Foi mais uma agradável surpresa, pois o quarto era bem bonito e acolhedor com wc privativo. O dono é um indiano muito simpatico que nos falou sobre a cidade e os pontos turisticos a visitar. Tivemos tempo para visitar a cidade, que é muito bonita e acolhedora, mas friaaaaa.....!
Dia 4, Inverness/ Edimburgo
Neste dia estava ainda programada uma visita ao Parque Natural "Glen Affric", mas o dia amanheceu tempestuoso. Caiu um forte nevão em toda a zona norte do país e as temperaturas baixaram drasticamente. Seguiu-se então a atribulada viagem de regresso ao aeroporto de Edimburgo onde terminou a viagem.
O Parque Natural "Glen Affric" é considerado o mais bonito da Escócia e fiquei naturalmente triste por não o poder ver como havia planeado.
http://www.glenaffric.org/
Ficha técnica
Data da viagem: 8/11/1010- 9/11/2010
Companhia aerea:
Ryanair
Site: ryanair.pt
Valores: aprox. 75€ ida e volta no trajecto Faro - Edimburgo (3h)
Ligaçoes:
Aeroporto - centro Edimburgo: reserva antecipada em www.flybybus.com/, 6£ ida e volta
Centro Edimburgo - hotel: basta comprar um bilhete diario no autocarro. Um bilhete de 3£ permite-lhe andar todo o dia.
Aluguer de viatura:
http://www.carhirescotland.com/
cerca de 140 £ por 4 dias
Hoteis:
Edimburgo:
Merith House Hotel
2-3 hermitage Place
Midlothian EH6 8AF, Edinburgh, UK
44£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: *
Má localizaçao
Quarto frio
Bom preço
Fort William:
Cruachan Hotel
Archintore rd, Fort William
Inverness - Shire PH33 6R Q, UK
49£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: ***
Óptima localizaçao
Quarto confortavel
Bom preço
Mau atendimento
Inverness:
Armadale Guest house
35 Greig Street, Inverness
IV3 5PX, UK
49£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: ****
Óptima localizaçao
Quarto confortavel
Bom preço
Bom atendimento
Visitando:
Edimburgo
Visita a cidade
castelo
Estadia
Stirling:
Monumento William Wallace
Castelo
Callander
Crianlarich
Glencoe
Paisagens de filmes como: Harry Potter, Highlander, Monty Python, Rob Roy...
Fort William
Ben Nevis (montanha mais alta do UK)
Visita a cidade
Estadia
Loch Duich
Castelo Eilean Donan
Ilha de Skye
visita aldeia Portree
Loch Ness
Visita ao Castelo de Urqhuart com vista panoramica do mais famoso lago do mundo.
Inverness
Visita a cidade
0 comentários:
Enviar um comentário