abril 26, 2013

Diário de Viagem: Escócia

8 de Novembro de 2010

Dia 1, Edimburgo

Acordamos a umas dolorosas 3 horas da manhã na cidade de Londres onde haviamos passado 3 dias. Apanhamos o autocarro 148 para a estação Victoria, e daí  para o aeroporto de Stansted para apanhar o voo para Edimburgo. 1 hora depois estavamos em Edimburgo, uma cidade encantadora com o seu magnífico castelo. O centro da cidade tem um aspecto muito antigo e bem preservado, senti-me como se tivesse no sec. 18 ou 19.

Castelo de Edimburgo
Estava a chover, por isso tratei logo de tentar encontrar o guest house que havia reservado pela internet, pelo site da Easyjet. Depois de muito andar, lá  encontramos o guest house que se revelou bem simpático para o preço que pagamos. Depois de descansarmos um pouco decidimos sair à rua para iniciar o nosso percurso, pois tinhamos apenas o resto desse dia para ver toda a cidade, já  que no dia seguinte iríamos partir para as Terras Altas. Assim compramos um bilhete de autocarro diário por apenas que nos permitia andar todo o dia. O centro, como já  havia dito, é bastante interessante. Existe um bonito jardim, que foi por onde iniciamos a nossa visita. O castelo fica bem no topo de um monte escarpado, e para lá  chegar é preciso subir uma longa e dolorosa escadaria, mas a vista vale bem a pena, pois temos uma boa imagem de 360º sobre a cidade. Fiquei um pouco surpreso, pois não tinha a verdadeira noção sobre o tamanho da cidade, que ao contrário do que parecia, é enorme. Em seguida, descemos pelas ruas históricas, tirando inúmeras fotos e parando nas lojas de souvenirs. Já no centro, apanhamos o autocarro de volta ao hotel, pois estavamos estafados. O turismo de "pata descalça" é exigente e cansativo, não é para qualquer um!
Nessa mesma noite, ainda aproveitei para sair um pouco mas a animação naquela altura do ano (novembro) não era muita , e estava um frio de rachar os ossos!

Dia 2, Edimburgo/ Stirling/ Doune/ Fort William

9 de Novembro de 2010

Bem de manhãnzinha, lá estava o carro que tinha alugado pela net na porta do hotel. Tinha alugado um Opel Corsa 1,4, mas vai-se lá saber porquê recebi um carro muito mais pequeno que mal se aguentava nas rodas. Agora é que a odisseia ia começar, mas primeiro tive de me ambientar um pouco ao carro, pois nunca tinha conduzido do lado esquerdo. Depois de treinar um pouco, fizemo-nos á estrada com destino á primeira paragem do dia, Stirling. Stirling era a cidade do famoso Sir William Wallace, o tal do filme "Braveheart" protagonizado por Mel Gibson.

Castelo de Stirling

Monumento a Sir William Wallace
Visitamos o castelo de onde tiramos umas fotos panoramicas da cidade e do famoso monumento em memória de Sir William Wallace. Sem mais tempo a perder  e 3 ou 4 enganos depois, saímos da cidade (que mais parecia o triângulo das Bermudas, mas ok...! O meu sentido de orientação não será dos melhores!) em busca da segunda paragem do dia que seria o castelo de Doune, numa pequena localidade com o mesmo nome. O castelo foi muito fácil de encontrar já que a cidade é ridiculamente pequena. Aqui o que mais me impressionou não foi o castelo em si, mas sim a sua envolvência. Situa-se no campo, rodeado de prados verdejantes e de um rio muito bonito onde tirei a foto em baixo.

Ao fundo consenguem-se ver as montanhas que assinalam o início das Terras Altas. A paisagem, era por esta altura, dominada por lindos campos verdes, repletas de animais como: ovelhas, vacas, cavalos... Mas o que estava procurando eram aquelas lindas paisagens escocesas que apenas tinha visto em filmes ou documentários.
Entre Doune e Crianlarich nada de novo se passou, mas foi a partir daqui que a paisagem começou a mudar. Foi numa zona montanhosa chamada "GlenCoe" que vislumbrei pela primeira vez aquilo que tanto procurava. Montanhas altas e escarpadas, cobertas de neve e vales e rios de cortar a respiração. Só aquela imagem já tinha valido por toda a viagem. Muitas das fotos que  tirámos nesta zona dispensam qualquer tipo de "photoshop".

Mais tarde chegámos a Fort William, que seria a nossa cidade de estadia, tal como havia programado. O hotel "Cruachan" foi muito fácil de encontrar, pois fica mesmo à entrada da cidade. O hotel, que tinha péssima reputação no site "Tripadvisor.com", acabou por se revelar uma boa opção. Gostei do quarto e do hotel, e a localização é perfeita. O preço foi excelente, só o staff é que deixou bastante a desejar. Dormimos que nem bebés nessa noite.

Dia 3, Isle of Sye/ Inverness

Não me pareceu grande coisa, e a hora também não era a mais apropriada, pois estava muito nevoeiro. Foi só quando abandonamos a cidade que tomei consciência da magnitude e beleza da montanha "Ben Nevis", pois o dia havia começado a clarear. Contudo não estava nos meus planos uma visita demorada, pelo que seguimos viagem, mas recomendo a quem tiver mais tempo do que eu tive. Sei que costumam fazer trekking nas planícies junto à montanha, e até mesmo subi-la a pé, contudo a primavera será uma melhor altura para tais planos.
Lagos e montanhas incríveis mais à frente, deparamo-nos com o monumento mais famoso da Escócia, o Castelo de Eilean Donan no Loch Duich ( loch significa lago).

Vale bem a visita, pois só as fotos que temos a oportunidade de tirar são fantásticas, e o dia estava lindo. Tive realmente muita sorte, pois passa o tempo quase todo a chover. Daquí até à ponte de Kyle of Lochalsh que liga o país à ilha de Sye, foi um saltinho. A minha idéia inicial (e que recomendo) era partir de Fort William e seguir pela famosa estrada das ilhas em direção a Maillag onde apanharia o ferry para a ilha de Skye. Mas como não tenho sorte nenhuma, nesse dia a companhia de ferries não estava operacional devido a pequenas reparações. Diz quem fez esse trajecto que é memorável. Como assim não pôde ser, tive de seguir pela tal ponte de Kyle of Lochalsh. Na ilha de Skye, decidi visitar a pequena localidade de Portree. Penso que foi a unica falha do meu roteiro, pois foram muitos kms desde Fort William até lá, e não acho que valha a pena. A paisagem não oferceu muito mais do que aquilo que nos habituamos a ver. Se pudesse ter feito o percurso de ferry penso que teria sido melhor.
Depois de abandonar a ilha, seguimos na direção de Inverness que seria o ponto final do percurso pelas Terras Altas. Não sem antes visitar o lago mais famoso do mundo, o Loch Ness. Não queria acreditar que aqui estava, parecia surreal. Nas margens do lago entramos no Castelo de Urqhuart, a troco de uns criminosos 14£. Foi daí que tiramos umas fotos do famoso lago, vimos um documentário sobre a história  do castelo e compramos umas bugigangas.

Castelo de Urhuart e o Lago Ness

Ilha de Skye

Mais tarde chegamos a a Inverness e ao "guest house" programado. Foi mais uma agradável surpresa, pois o quarto era bem bonito e acolhedor com wc privativo. O dono é um indiano muito simpatico que nos falou sobre a cidade e os pontos turisticos a visitar. Tivemos tempo para visitar a cidade, que é muito bonita e acolhedora, mas friaaaaa.....!

Dia 4, Inverness/ Edimburgo

Neste dia estava ainda programada uma visita ao Parque Natural "Glen Affric", mas o dia amanheceu tempestuoso. Caiu um forte nevão em toda a zona norte do país e as temperaturas baixaram drasticamente. Seguiu-se então a atribulada viagem de regresso ao aeroporto de Edimburgo onde terminou a viagem.
O Parque Natural "Glen Affric" é considerado o mais bonito da Escócia e fiquei naturalmente triste por não o poder ver como havia planeado.

Ficha técnica

Data da viagem: 8/11/1010- 9/11/2010
Companhia aerea:
Ryanair
Site: ryanair.pt
Valores: aprox. 75€ ida e volta no trajecto Faro - Edimburgo (3h)

Ligaçoes:
Aeroporto - centro Edimburgo: reserva antecipada em www.flybybus.com/, 6£ ida e volta

Centro Edimburgo - hotel: basta comprar um bilhete diario no autocarro. Um bilhete de 3£ permite-lhe andar todo o dia.

Aluguer de viatura:

Callander
Crianlarich
Glencoe
Paisagens de filmes como: Harry Potter, Highlander, Monty Python, Rob Roy...
Fort William
Ben Nevis (montanha mais alta do UK)
Visita  a  cidade
Estadia
Loch Duich
Castelo Eilean Donan
Ilha de Skye
visita aldeia Portree
Loch Ness
Visita ao Castelo de Urqhuart com vista panoramica do mais famoso lago do mundo.