dezembro 04, 2016

3 dias em Berlim

Este roteiro fez parte da minha ultima viagem ( Pela Europa Fora ) onde visitei 7 países em duas semanas. Mesmo para quem não tem muito tempo 2 dias em Berlim são, na minha opinião, o mínimo para conhecer um pouco  do que a cidade tem de melhor para oferecer, 3 dias seria melhor ainda.

Depois da 2ª Guerra Mundial a cidade estava irreconhecível, arrasada, longe da imagem imponente e autoritária de outrora! Hoje em dia, e passados tantos anos, a cidade ainda se recupera das cicatrizes da guerra!
Quer se goste quer não, Berlim é uma cidade cheia de história e cultura e é obrigatória para quem visita a Europa.

Dia 1

Para o primeiro dia sugiro um roteiro de dificuldade moderada de cerca de 2,9 km que podem muito bem ser feitos a pé.
 

   O melhor local para começar à descoberta da cidade histórica é em pleno centro da cidade frente ao Portão de Brandemburgo, o principal ícone da queda da cortina de Ferro. 
É uma antiga porta da cidade reconstruída em finais do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico (1). Durante a 2ª Guerra Mundial sofreu danos consideráveis sendo restaurado mais tarde entre 2000 e 2002.



  Um Bloco a norte encontramos outro dos monumentos emblemáticos da cidade, o Palácio de Reichstag. Foi acabado de construir em 1894 e durante a batalha de Berlim foi severamente danificado.Actualmente é o edifício onde o Parlamento federal exerce as suas funções. As filas de espera são intermináveis e deverá reservar um bilhete antecipadamente através de um formulário online.

   De seguida, caminhe alguns quarteirões a sul até à Postdamer Platz e visite o Monumento ao Holocausto, um inspirador monumento construído em memória dos Judeus assassinados na 2ª Guerra, ainda que na minha opinião, deveria ter sido dedicado a todas as vitimas e não só aos Judeus. Não deixa no entanto de ser uma obra magnífica do arquitecto nova-iorquino Peter Eisenman.

 
   
Já que se encontra nessa área aproveite e desfrute da Postdamer Platz. Devastada e abandonada na 2ª Guerra Mundial, hoje respira saúde, com os seus modernos edifícios, restaurantes, bares e lojas. Aqui também poderá encontrar secções do antigo muro convertidas em verdadeiras obras de arte!!

Visite o futurista Sony Center, o elegante Beisheim Center onde pode disfrutar de várias lojas e restaurantes, ou ainda o cinema  em 3D IMAX.

  Continuando para sul em direcção à Niederkirchnerstraße  vai encontrar o Museu Da Topografia dos Horrores. É um museu que exibe documentos e fotografias que comprovam os horrores praticados pelos nazis para que não caia no esquecimento, tal como disse George Santayana: "Aqueles que não conseguem lembrar o passado estão condenados a repeti-lo"!


Mais adiante na Friedrichstraße irá encontrar o antigo posto de controle americano mais conhecido como "Check Point Charlie" onde, mediante uma "recompensa" poderá posar para a foto!
Se ainda tiver tempo e paciência no mesmo local encontra o Mauermuseum, o museu que conta a história do Muro de Berlim.



     

Dia 2

Comece o dia na  Unter Den Linden que é uma das avenidas mais famosas de Berlim, onde poderá encontrar edificios famosos como a Ópera de Berlim ou o Palácio do Príncipe Herdeiro e Palácio da Princesa. Mais à frente, atravessando a ponte Schlossbrücke encontrará a Ilha dos Museus onde uma visita ao Museu Pergamon e ao Neue Musem (onde se encontra o busto da Rainha Nefertiti) é obrigatória. Se tiver tempo visite os restantes museus que compõem o complexo como o Museu Antigo, O Museu Bode ou a Galeria Nacional Antiga. Ainda na Ilha poderá encontrar a magnífica Catedral de Berlim.

Na parte da tarde visite a Alexander Platz uma das praças mais famosas e movimentadas da capital onde poderá fazer as suas comprinhas e aproveitar para almoçar e descansar um pouco. No mesmo sítio encontrará a Torre de Tv que poderá subir para contemplar a vista privilegiada da cidade em 360º.


Se quiser ver um longo trecho do antigo Muro de Berlim apanhe um táxi até à Mühlenstraße perto da Ostbahnhof (a estação central) e visite o East Side Gallery. Hoje é uma espécie de obra de arte a céu aberto onde artistas de todo o mundo expressam a sua visão sobre os acontecimentos que levaram à queda do muro. Pessoalmente parece-me um muro vandalizado com vários grafitis mas é só a minha opinião!


Se ainda tiver tempo:


          Gendarmenmarkt              Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche
Kurfürstendamm                            Siegessäule


Dia 3

Para este dia fica a sugestão de uma visita a Postdam, onde o Palácio Sanssouci é a principal atração. Um magnífico palácio construído durante o império prussiano para ser a residência de verão de Frederico, o Grande. 



Como chegar

De metro ( S-Bahn ), a partir da estação Alexanderplatz, a viagem demora cerca de 60 minutos. A minha sugestão é comprar um passe diário para as zonas ABC que lhe dá acesso a viagens ilimitadas. Ao voltar para Berlim poderá complementar a sua viagem com uma visita ao Palácio de Charlottenburg.


0 comentários: