maio 03, 2017

Da Tailândia ao Laos: "O comboio da noite para Nong Khai!"

A melhor maneira de viajar entre Banguecoque e Vienciana no Laos é no comboio da noite (trem da noite). Não só os voos entre os dois países são muito caros como também tomam muito tempo no nosso roteiro. Viajar no comboio da noite ajuda a poupar tempo e dinheiro, uma vez que não precisa reservar um hotel e pode ser uma experiência bastante positiva, pois conhecemos pessoas de todo o mundo.

Eu comprei os meus bilhetes com antecedência através da 12Go Asia e correu lindamente. Quando cheguei foi só levantar os bilhetes no escritório da 12Go Asia que fica mesmo em frente à estação Hualamphong. Custa um pouco mais caro mas garante-lhe um lugar no comboio pois os ingressos esgotam rapidamente especialmente em alturas de celebrações.

Não espere luxos nos transportes da Tailândia, a 1ª e 2ª classes são razoáveis mas assim que sai do seu vagão é tapar os olhos à falta de higiene, em especial nas zonas comuns como nos lavabos, no restaurante e na cozinha... NÃO visite a cozinha!!! Poderá ficar sem vontade de comer a partir daí! Aliás, não coma nada vindo dessa cozinha! Na minha curta estadia pela cozinha vi ratos, baratas, carne coberta de moscas e elementos do staff a dormir em locais no mínimo curiosos!
De qualquer maneira, se mantiver a mente aberta irá acabar por considerar a experiência positiva e fazer várias amizades que o acompanharão em grande parte da viagem.
NOTA: O ar condicionado é prioridade neste comboios, pois nunca me esqueço da viagem que fiz entre Chiang-Mai e Banguecoque em 2012 em que quase torrava vivo!!

Não existe comboio directo entre Banguecoque  e Vienciana, por isso deverá comprar um bilhete para Nong Khai onde se iniciarão as formalidades de saída da Tailândia, depois tem de apanhar o "Shuttle" que atravessa a Friendship Bridge com destino à estação de comboios de Thanaleng onde se iniciarão as formalidades de entrada no Laos.



As formalidades de entrada no Laos podem demorar várias horas, por isso para acelerar o processo tenha o cuidado de levar consigo dinheiro em dólares para pagar o visto (pode pagar em THB mas as conversões são de outro mundo!) e fotos tipo passe para o visto de entrada. É possível tirar fotos no local por pouco dinheiro mas é mais esse tempo que irá gastar.  

A partir daqui aqui acabaram as linhas de comboio, por isso a viagem segue de autocarro (omnibus) ou songthaew para a capital Vienciana. Boa viagem!!!

Foto: seat61.com
Foto: seat61.com

0 comentários: