junho 08, 2013

Diário de Viagem: Londres

5 de Novembro de 2010

Dia 1, Londres


Partimos de casa por volta das 5 horas da manhã e chegámos a Londres às 9:30, mas devo dizer que a viagem entre o aeroporto de Stansted e o centro da cidade foi bem mais cansativa.
Como se sabe, esta é uma das cidades mais caras da europa. Os bilhetes de metro ou autocarro são exorbitantes e táxi nem pensar, por isso nesta viagem demos mais uso aos pés. Ainda assim, o aeroporto de Stansted é bem longe do centro por isso fomos de autocarro (terravision) por 28 libras ida e volta. Comprar pela internet sai muito mais barato.





De chegada à estação Victoria, alugámos um cacifo para guardar as malas (outro roubo!) e partimos à descoberta da cidade.
Logo ali perto ficavam a Torre do Relógio (Big Ben é o nome do sino e não da torre como muitos pensam) que faz parte do parlamento e a Abadia de Westminster, mas optámos por ver primeiro o St. James Park para criar um pouco de suspense.
O St. James Park é um lindo jardim com lagos, árvores e muitos animais. Vimos vários esquilos, patos, cisnes entre outros. 


IMG_0588
  
Depois atravessámos a Horse Guard Parade Street com os seus guardas montados a cavalo e onde costuma decorrer o famoso render da guarda todos os dias pelas 11.30h.


IMG_0616



Depois sim, passámos pela Abadia de Westminster e pelo Parlamento e Torre do Relógio com o seu Big Ben, que infelizmente se encontrava em trabalhos de restauro como se pode ver pelas fotos.


IMG_0644

Contornámos o Rio Thames e seguimos rumo ao National Gallery que estava incluído no roteiro, mas devido à falta de tempo decidimos não o visitar.

A China Town foi a zona que escolhemos para almoçar onde comemos "Pato à Pequim" e depois passeamos pela zona do Soho muito famosa pela animação nocturna e pelas sex shops. A famosa praça Piccadilly Circus com os seus ecrãs gigantes foi o destino que se seguiu. Aqui podemos encontrar vários teatros e lojas e o museu  Ripley's Believe It or Not! que expõe coisas fora do normal.


IMG_0677

Depois fomos de metro até à estação Victória para buscar as nossas malas e  e novo de metro até ao hotel.

Mapa do 1º dia, clique para ampliar


Dia 2, Londres


Logo de manhã cedo, depois de um english breakfast, seguimos pela rua em direcção à Tower Bridge que muitos confundem com London Bridge... Poucos quilómetros depois podemos então apreciar a beleza e singularidade desta magnífica ponte contruída em 1894. É também possível visitar uma exposição permanente sobre a história da ponte.


IMG_0759


Depois de tirar fotos de todos os ângulos possíveis avançámos para a London Tower cuja construção foi iniciada em 1078 por Guilherme o Conquistador sendo inicialmente uma fortificação nos limites da cidade romana rodeando a Torre Branca, primeiro membro dos 7 hectares que completam a Torre de Londres.
Sua função era residencial até meados do século XVII e, até hoje, possui o papel de abrigar os monarcas que são coroados. Mas a sua função variou com o passar dos séculos, desde palácio para "Sede da Casa da Moeda" a "Mostra dos Animais do Reino". Também serviu como local de execução e tortura. 
É também na Torre de Londres que as Joias da Coroa Britânica ficam guardadas numa câmara subterrânea.

Depois seguimos pelas margens do rio rumo à London Bridge e Milennium Bridge e a partir daqui começámos a percorrer o emaranhado de ruas passando pela Catedral de São Paulo sendo o destino final o Museu Britânico. Antes de entrar no museu ainda fomos fazer umas comprinhas, pois o calçado de marca é mesmo muito barato aqui. Depois fomos ao MacDonalds que é já uma tradição nossa, pois a todo o lado que vamos temos de ir ao MacDonalds!! Pelo caminho ainda assistimos a uma manifestação contra o racismo que movimentou milhares de pessoas em marcha lenta pelas principais artérias da cidade.
IMG_0790


IMG_0835



O Museu Britânico alberga uma grande colecção dedicada à história humana e à cultura proveniente de todos os continentes totalizando cerca de 8 milhões de peças. Entre as peças mais importantes encontram-se a Pedra de Roseta, os frisos do Partenom de Atenas (roubados!), várias máscaras astecas, estátuas egipcias muito valiosas, peças pré-históricas, da idade do ferro e bronze, arte grega e muito mais.
Por aqui passámos grande parte da tarde percorrendo as várias salas que compõem o complexo. Tenha em atenção que este museu é dos mais visitados do mundo e por isso está sempre cheio de turistas. A Pedra de Roseta é talvez a peça mais importante deste museu, para a ver e fotografar terá de passar por uma multidão de asiáticos, e acreditem, não será nada fácil!!



Pedra de Roseta, foto: wikipédia
IMG_0953
Máscara Asteca

Depois de visitar o museu descemos novamente em direcção às margens do rio Thames por onde continuamos até ao Parlamento e torre do relógio que se encontravam agora muito bem iluminados. Ali perto, na outra margem, encontra-se o London Eye, uma enorme roda gigante de 135 metros de altura que já foi considerada a mais alta do mundo, sendo agora a mais alta da europa. Quem não tiver vertigens como eu.., força!!
De seguida fomos de autocarro para a Tower Bridge para observar a famosa ponte iluminada e depois para o hotel pois o dia seguinte seria muito cansativo.


Mapa do 2º dia, clique para ampliar

Dia 3, Londres/ Windsor/ Stonehenge/ Bath

Depois de muito procurar lá encontrarmos a tal Walworth rd onde era suposto apanhar o autocarro 148 até à estação Victória. Em Londres as pessoas são muito pouco prestáveis, pedir uma indicação pode ser uma tarefa quase impossível, por isso um mapa e gps são instrumentos obrigatórios.
Encontrar a estação Victória "certa" também se revelou uma tormenta, uma vez que existem várias estações com o mesmo nome, uma para autocarros, outra para o metro.., e o "diabo a quatro!!" 
Partimos então às 8,40h para a nossa excursão ao castelo de Windsor, Stonehenge e Bath que comprámos através da internet em http://www.365tickets.co.uk/.

O Guia, Deus me perdoe, era um avozinho tagarela e senil! O homem falou e falou durante quase 11 horas seguidas!! Quando parecia que se ia calar, tudo começava de novo...
Tagarelice à parte, de história em história o homenzinho lá nos conduziu à primeira visita do dia: O castelo de Windsor. É actualmente o o maior castelo "habitado" do mundo e onde a família real passa os seus fins de semana e alguns feriados especiais. Destaque para a colecção de armaria, a casa de bonecas da rainha Maria e na sala da rainha não deixe de apreciar os frescos da rainha consorte Catarina de Bragança.., sim a nossa Catarina que muitos dizem ter iniciado o hábito do "chá das 5" e ter deixado a "geleia de laranja"! 

IMG_1188




Na parte da tarde seguimos para Salisbury para visitar o stonehenge, que era um sonho meu de criança. Para muitos não será mais do que um simples circulo de pedras, mas para mim tem qualquer coisa que não consigo descrever e depois de vê-lo ainda mais. Até hoje ainda é desconhecida a origem da sua construção, bem como da sua função, mas acredita-se que era usado para estudos astronómicosmágicos ou religiosos em tempos pré-históricos (3100 a.C.).


IMG_1286

Depois de uma monumental seca do guia chegámos a Bath conhecida pelas suas termas romanas. É uma cidade que desperta a atenção com edifícios muito antigos, atravessada por um rio e uma ponte muito pitoresca.
As termas romanas aqui localizadas são um edifício de interesse histórico, um dos mais importantes da Inglaterra a nível turístico. O complexo encontra-se muito bem conservado e apresenta importantes elementos arquitectónicos. As termas são uma grande atracção turística e chegam a receber um milhão de visitantes por ano.  


IMG_1418




Clique para ampliar
E assim terminava a nossa excursão e era agora tempo de voltar ao hotel para descansar uma vez que no dia seguinte iriamos apanhar um voo bem cedo para Edimburgo.
Gostamos imenso da viagem e até saiu bem baratinha, por isso quem quiser uma experiência semelhante basta tirar nota dos percursos e dos restantes detalhes que aqui indicar. 

Data da viagem: 05/11/2010- 7/11/2010
Companhia aérea:
Ryanair
Site: ryanair.pt
Valores: aprox. 25€ ida e volta no trajecto Faro - Stansted (2.30h)

Ligações:
Aeroporto - centro Londres: Terravison, reserva antecipada em http://www.terravision.eu, 14£ ida e volta

Hotel:
Hour Glass Hotel
131 Beaconsfield Road
London SE 17 2BX, UK
50£/ noite em quarto duplo (2pax)
reserva no site: www.booking.com

A minha classificaçao: ***
Um pouco longe
Bom preço

Excursão a Windsor/ Bath/ Stonehenge:
Reserva antecipada em: 365tickets.com
Para as restantes atracções em Londres poderá comprar o London Pass e economizar 10%.

Visitando:
St. James Park
Horse Guard Parade
Parlamento e Torre do Relógio com o seu Big Ben
National Gallery
China Town
Picaddily Circus
Soho
Tower Bridge
London Tower
British Museum
London Eye
Windsor Castle
Stonehenge
Termas romanas em Bath

0 comentários: