julho 19, 2013

Diário de Viagem: A Ilha da Madeira

Depois de ter visitado vários países, dei-me conta que ainda não conheço o meu próprio país na totalidade. A ilha da Madeira era um desses locais que ainda não conhecia, e com os voos low cost de hoje em dia, só não vai quem não quer!

7 de Novembro de 2012
Dia 1, Funchal: Chegando...

De chegada ao aeroporto depois de um voo calmo, dirigimo-nos à rent-a-car onde um VW Polo nos esperava. Depois de me certificar que não me tentavam "passar a perna" como na Irlanda, partimos rumo à cidade do Funchal.
Rapidamente constatamos onde os tais 6 mil milhões de euros (do famoso buraco financeiro da Madeira) foram investidos. Enquanto que no continente a maioria das estradas se encontra em péssimo estado, aqui existem infraestruturas de fazer cair o queixo!! Desde pontes, autoestradas, marinas a tuneis infindáveis, alguns com mais de 3 km.., e nada de portagens!!

Já no centro, começamos então o nosso passeio pela cidade. Não compensa arranjar alojamento no centro da cidade pois o estacionamento aqui é pago a preço de ouro.
A primeira atração foi o teleférico que nos leva para o Monte pela extrema exorbitância de 15€ ida e volta, mas não compensa. Mais vale comprar um bilhete só de ida e depois descer por meios próprios, uma vez que existe acesso por estrada.

Igreja de Nossa Senhora do Monte

Após esperar 30 minutos devido a uma avaria técnica, lá partimos para o Monte. O trajeto decorre a uma altitude elevada o que impressiona um pouco, por isso não é aconselhado a pessoas com vertigens.
No Monte pudemos contemplar a magnífica vista sobre o Funchal e visitar a Igreja de Nossa Senhora do Monte, muito bonita por sinal. Por aqui ainda é possível visitar os jardins da Quinta Monte Palace da Fundação Berardo.
O Monte Palace foi no século XVIII um local de muita importância histórica. Na altura era um hotel de luxo que albergou vários hóspedes importantes. Nos dias de hoje, a Fundação Berardo, transformou a propriedade num museu e jardim onde se podem encontrar plantas e flores exóticas de muitos continentes e também animais como patos, cisnes brancos e negros, pavões, galinhas e carpas Koi. É de facto uma experiência agradável passear neste belo jardim.

Depois de voltarmos novamente ao centro da cidade, fomos procurar a tal "Pensão Residencial "Funchal", isto depois de deixar o carro a 2 km de distância, pois como referi anteriormente, estacionar no centro de maneira gratuita não existe nesta cidade.
A residencial revelou-se um verdadeiro "muquifo" como diria qualquer brasileiro que se preze! Mobília velha, cama barulhenta, almofadas de espuma velhas e mal cheirosas e encardidas, o wc nojento e ultrapassado com o chuveiro danificado. Para completar o quadro, o quarto tem vista para as paredes velhas de um quintal qualquer! Nada que as fotos na booking pudessem evidenciar! Escolhi esta pensão por estar bem localizada, mas depois de verificar o problema do estacionamento e a qualidade da pensão, não voltaria a este lugar decrépito.

Na parte da tarde visitamos o Mercado dos Lavradores que fica mesmo em frente ao "muquifo". Comprei banana-prata, maracujá, mangas e outras frutas deliciosas da madeira, muito gostosas.

Depois fomos ao jardim botânico passar uma agradável tarde de muito sol, contrastando com a manhã algo chuvosa. Aqui existem espécies de plantas de todo o mundo e também várias aves. No entanto deixa a ideia de estar um pouco abandonado.

8 de Novembro de 2012
Dia 2, Funchal, Paul da Serra

Ao segundo dia optamos por conhecer o lado oeste da ilha como havia programado.
Passamos então pelas localidades de Câmara de Lobos onde visitamos o Miradouro do Cabo Girão. Depois seguimos para a Ribeira Brava e Ponta do Sol onde fomos "amavelmente" multados por não pagar o estacionamento a tempo (paguei 4 ou 5 minutos depois) algo que viria a descobrir apenas mais tarde.
Depois embrenhamo-nos pela montanha acima por entre florestas densas em direção ao Paul da Serra. A ideia seria atravessar toda essa zona acabando em Porto Moniz e depois seguir para as grutas de S. Vicente. Infelizmente todas as estradas a partir do Paul da Serra se encontravam encerradas devido às enxurradas dos dias anteriores. Fiquei bastante triste pois o percurso que preparei era bastante bonito.
A alternativa foi então voltar pelo mesmo caminho e em Ribeira Brava tentamos uma estrada alternativa para, pelo menos, tentarmos salvar a visita às grutas de S. Vicente, mas também essa estrada se encontrava encerrada.
No regresso ao Funchal fizemos uma pequena alteração para salvar o dia e fomos ao miradouro da Eira do Serrado. É de facto espetacular a vista magnífica a 1095 metros de altitude sobre a vila de Curral de Freiras construída na enorme cratera de um extinto vulcão. A paisagem circundante é algo que não se vê todos os dias!Muitas fotos depois era altura de voltar ao Funchal.

Cabo Girão

Eira do Serrado

À Noite demos uma volta pela marginal e jantamos num restaurante típico mesmo por baixo da pensão. Pedimos a famosa espetada em pau de louro, um bom vinho e a sobremesa foi pudim de maracujá.

Percurso inicialmente planeado

Percurso alternativo

9 de Novembro de 2012
Dia 3, Pico do Arieiro/ Ribeiro Frio/ Santana

Neste dia estava programada a subida ao 2 ponto mais alto da ilha, o Pico do Arieiro. De facto, nós estivemos lá, mas não deu para ver muito pois o tempo estava terrível. Então optamos por descer ao Ribeiro Frio e fazer um passeio pela Levada dos Balcões. Uma levada é um nada mais do que um canal que leva águas para irrigar os campos de cultivo. Existem várias nesta linda ilha e é um passeio que recomendo vividamente. (mais informação sobre levadas aqui)
Esta levada é muito bonita, não é muito longa e no final somos presenteados com uma vista de tirar o fôlego sobre as montanhas a partir de um balcão.

Pico do Arieiro

Levada dos balcões

Ribeiro Frio/ Portela

Depois de umas sandes e de enxugar um pouco as roupas (pois chovia bastante) à beira de uma lareira decidimos fazer a Levada do Ribeiro Frio-Portela. Era suposto ser um percurso de 11 km mas decidimos voltar para trás depois de decorrido 13 km?!! O percurso valeu a pena mas estava a chover cada vez mais o que dificultou as coisas.

De seguida seguimos para Santana para apreciar as vistas e as típicas casas da região.

10 de Novembro de 2012
Dia 4, Pico do Arieiro/ Ponta de S. Lourenço

Ao quarto dia fomos novamente ao Pico do Arieiro mas voltamos a não ter sorte nenhuma pois o tempo estava encoberto mais uma vez.
A alternativa foi ir até à Ponta de São Lourenço onde passamos uma tarde bastante agradável. Pelo caminho vimos uma das poucas praias com areia (negra) da ilha e magníficas falésias. Para quem gosta de percursos pedestres, a Ponta de São Lourenço oferece um percurso bastante interessante mas exigente.

Na ultima noite aproveitamos a famosa poncha da madeira para acabar com chave de ouro!!

Ficha técnica

Companhia aérea:
Easyjet
Site: easyjet.com
Valores: aprox. 40€ ida e volta no trajecto Lisboa - Funchal (2.20h)
(Dados de Novembro 2012)

Aluguer de automóvel:
Na Europcar através da Easyjet
37€ por 3 dias + SCDW (super collision damage waiver) 12€ por dia

Hotel:
Residencial Funchal  Rua do Hospital Velho Nº 19 A, 9050-032 Funchal
23€/ noite em quarto duplo (2pax)