janeiro 15, 2014

Roteiro: Escócia essencial (7dias)

Este roteiro é destinado aqueles que dispõem de pouco tempo para conhecer o país e vai ajudá-lo a dinamizar o seu tempo e aproveitar o que a Escócia tem de melhor para oferecer.

As melhores alturas para viajar são no Verão ou no Outono que é quando o país se veste com cores deslumbrantes. No Inverno estará tudo coberto de neve o que retira a essência da paisagem deste magnífico paraíso. Contudo, seja qual for a estação, conte sempre com a possibilidade de mau tempo pois por aqui chove bastante.




Começando...

O meu roteiro inclui algumas das cidades mais marcantes da história escocesa entre elas Edimburgo, Stirling, Fort William, Inverness...

O percurso que organizei (cerca de 793 km) começa em Edimburgo e acabará na mesma cidade mas poderão ser feitas algumas alterações, dependendo do tempo que dispõe. O número de dias fica a seu critério.



 Dias 1 e 2: Edimburgo

Para realizar este percurso deverá alugar um carro pois assim não estará dependente de horários de transporte e pode parar onde quiser e mudar de ideias quando bem lhe apetecer.
Convém já ter alugado um carro pela internet, pois os preços são muito mais baratos, contudo tenho uma advertência para quem não está muito acostumado a alugar viaturas. As Rent-a-car têm muitas artimanhas para lhe tentar sacar o máximo de dinheiro que conseguirem, principalmente aqui na Irlanda. Nunca se esqueça de pedir o seguro extra SCDW ( super collision damage waiver ) que cobre todas as eventualidades! Vai pagar um pouco mais mas pelo menos fica de consciência tranquila. Inspecione bem o automóvel e certifique-se de todos os aranhões e batidas que possui, de preferência peça um em perfeito estado. Certifique-se também de que possui todas as ferramentas necessárias para mudar um pneu.
Edimburgo é uma cidade encantadora e encontrará de certeza diversas atrações para se entreter. Fica à sua escolha o numero de dias que pretende passar nesta cidade, embora na minha opinião 2 dias sejam bem suficientes.
Em Edimburgo poderá visitar:
  • O Castelo de Edimburgo;
  • Catedral de Saint Gils;
  • Palácio de Holyrod;
  • Zoológico de Edimburgo;
  • Scotch Whisky Heritage Centre;
  • O cemitério local (Parece uma ideia maluca mas o local tem uma carga espiritual enorme!!);
  • Royal Botanic Garden;
  • Zoo;
  • Princess Street (para compras)
  • Ghost Tours (para uma experiência assustadora)
Poderia estar aqui a organizar um percurso mas penso que o melhor é partir por si mesmo à descoberta da cidade.
Compre um bilhete de autocarro diário por apenas que lhe permite andar todo o dia. O centro é bastante interessante. Existe um bonito jardim, que foi por onde iniciamos a nossa visita. O castelo fica bem no topo de um monte escarpado, e para lá  chegar é preciso subir uma longa e dolorosa escadaria, mas a vista vale bem a pena, pois temos uma boa imagem de 360º sobre a cidade. Lá de cima terá a verdadeira noção sobre o tamanho da cidade, que ao contrário do que possa parecer, é enorme. !
  
Castelo de Edimburgo

 Dia 3: Glasgow?? ou Stirling/ Doune/ Fort William

A partir daqui é que começa o percurso a sério, por isso a minha dica é alugar o automóvel apenas quando tiver visto toda a cidade de Edimburgo. Comigo foi bastante fácil pois o automóvel foi-me entregue mesmo na porta do hotel.

Se não bater de frente no primeiro carro que aparecer (não se esqueça que aqui conduz-se do lado esquerdo), é hora de partir à conquista da Escócia. O meu roteiro não inclui Glasgow, mas se for essa a sua intenção poderá seguir na M8 para Glasgow e depois retomar o meu percurso seguindo pela M80 até à M9 para Stirling.

A primeira paragem do percurso será Stirling. Stirling era a cidade do famoso Sir William Wallace, o tal do filme "Braveheart" protagonizado por Mel Gibson.


Castelo de Stirling


Monumento a Sir William Wallace
Visite o castelo de onde poderá tirar umas fotos panorâmicas da cidade e do famoso monumento em memória de Sir William Wallace, que se tiver tempo poderá visitar.


A segunda paragem do percurso é o castelo de Doune, numa pequena localidade com o mesmo nome. O castelo é muito fácil de encontrar já que a cidade é ridiculamente pequena. O castelo em si não tem muito que ver mas a sua envolvência é algo de espetacular. Situa-se no campo, rodeado de prados verdejantes e de um rio muito bonito onde tirei a foto em baixo.



Ao fundo conseguem-se ver as montanhas que assinalam o início das Terras Altas.


Depois siga o percurso passando por CallanderCrianlarich onde a paragem é opcional.
Depois atravesse a famosa cadeia montanhosa "GlenCoe" e deslumbre-se com a magnífica paisagem . Montanhas altas e escarpadas, cobertas de neve e vales e rios de cortar a respiração, numa imagem que vale por toda a viagem. É aqui que começam as Terras Altas da Escócia!
Este local foi palco de algumas batalhas sangrentas que ficaram para a história que não condizem em nada com a sua beleza indescritível. O local ficou também imortalizado no filme Braveheart com Mel Gibson. É hoje um local muito procurado para escaladas e passeios pedestres mas que por vezes acabam tragicamente, pois várias pessoas morrem aqui todos os anos. se pretende realizar um desses percursos não subestime a montanha pois as condições  podem ser bastante severas.




Paisagens deslumbrantes mais tarde.., chegará a Fort William onde poderá pernoitar. Um bom sítio para jantar será o "Ben Nevis Inn" com preços bem acessíveis.



Dia 4: Fort William

A cidade de Fort William poderá não ter muito a oferecer aos seus visitantes mas a beleza natural que a rodeia poderá deixá-lo de queixo caído. As minhas sugestões para este dia são variadas, confira:
  • Subir à montanha mais alta da Grã-Bretanha o "Ben Nevis" que fica aqui bem perto; (ver trilhas aqui)
  • Visitar as Steall Falls no Glen Nevis;
  • Aproveitar a estância de esqui no Ben Nevis;
  • Viajar de comboio até Malaig pela famosa linha "West Highland Line" famosa nos filmes de Harry Potter;
  • Visitar o Castelo de Inverlochy
Dia 5: Road to Isles/ Ilha of Skye/ Inverness

Preparei um percurso deslumbrante para este dia. Infelizmente eu não o pude fazer devido ao encerramento da companhia de ferries nesse dia, mas quero deixar aqui a dica para quem tiver mais sorte.
Então o primeiro passo é mesmo esse, certificar-se que no dia em que planeia seguir de ferrie para a ilha de Skye, a companhia se encontra a funcionar. (ver aqui)
Posto isto, abandone Fort William pela A830, "Road to Isles" (estrada das ilhas) em direcção a Malaig.


É um percurso panorâmico onde poderá apreciar a costa e vários lagos, ou Lochs como lhes chamam aqui!
Em Malaig apanhe o ferrie (anteriormente reservado como já referi) e aproveite bem a curta viagem para a ilha ( e depois conte-me como foi pois até hoje me arrependo muito de não ter conseguido fazê-la).
Já do outro lado, continue até Portree uma pequena e acolhedora aldeia piscatória. Repare como aqui a paisagem e a arquitectura são bem diferentes do resto.
O meu conselho é que não passe aqui demasiado tempo pois poderá não chegar a tempo de visitar os próximos locais.


Ilha de Skye

Despeça-se da ilha pela estrada A87 até à ponte de Kyle of Lochalsh e siga sempre pela estrada até encontrar o monumento mais famoso da Escócia, o Castelo de Eilean Donan no Loch Duich, algo que não lhe passará despercebido.


Vale bem a visita, pois só as fotos que temos a oportunidade de tirar são fantásticas, se o tempo ajudar é claro.
Depois seguimos na direção de Inverness que será o ponto de retorno no percurso pelas Terras Altas. Não sem antes visitar o lago mais famoso do mundo, o Loch Ness.
Nas margens do lago visite o centro educacional e as ruínas do Castelo de Urqhuart, a troco de uns criminosos 14£. Aproveite para procurar pelo Nessie, o famoso monstro do Lago!



Castelo de Urhuart e o Lago Ness



Mais tarde siga para Inverness e ao alojamento do seu agrado. Se ainda tiver tempo passei-se pela agradável cidade, visite o castelo e aproveite a noite.







Dia 6: Inverness?

Neste dia poderá visitar o Loch Ness e Castelo de Urqhuart, caso não tenha tido tempo no dia anterior.
Aqui poderá ver mais informação acerca de outras actividades em Inverness.


Dia 6: Aviemore/ Cairngorms National Park/ Edimburgo

Para este dia programei uma visita ao Parque Natural das "Cairngorms", mas no meu caso não deu para fazer pois o dia amanheceu tempestuoso. Caiu um forte nevão em toda a zona norte do país e as temperaturas baixaram drasticamente. 
É uma área bastante considerável pelo que a minha sugestão é para que se concentre na área de Aviemore.
Nesta área poderá fazer várias actividades relacionadas com a montanha, lagos, percursos pedestres ou de btt, caça, golfe, esqui, etc...
Poderá passar a noite em Aviemore ou regressar a Edimburgo no mesmo dia.
 

Dicas importantes


Quando viajar:
Na minha opinião visitar a Escócia no Inverno tem o seu encanto!


Voos:
ryanair.ptValores: aprox. 75€ ida e volta no trajecto Faro - Edimburgo (3h)

Ligações:
Aeroporto - centro Edimburgo: reserva antecipada em www.flybybus.com/, 6£ ida e volta

Centro Edimburgo - hotel: basta comprar um bilhete diário no autocarro. Um bilhete de 3£ permite-lhe andar todo o dia.

Aluguer de viatura:
http://www.carhirescotland.com/
cerca de 40 £ por dia

Hoteis:
Edimburgo:
Merith House Hotel
2-3 hermitage Place
Midlothian EH6 8AF, Edinburgh, UK
44£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: *
Má localizaçao
Quarto frio
Bom preço

Fort William:
Cruachan Hotel
Archintore rd, Fort William
Inverness - Shire PH33 6R Q, UK
49£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: ***
Óptima localizaçao
Quarto confortavel
Bom preço
Mau atendimento

Inverness:
Armadale Guest house
35 Greig Street, Inverness
IV3 5PX, UK
49£/ noite em quarto duplo
reserva no site: easyjet.com
A minha classificaçao: ****
Óptima localizaçao
Quarto confortavel
Bom preço
Bom atendimento


Aviemore:
Cairngorm Guest House
Highland PH22

UK
A minha classificaçao: n/a

Visitando:
Edimburgo:
Visita à cidade
castelo

Stirling:
Monumento William Wallace
Castelo
Callander
Crianlarich
Glencoe


Fort William:
Ben Nevis (montanha mais alta do UK)
Visita  à  cidade

Estrada das Ilhas
Ilha de Skye
Portree
Loch Duich
Castelo Eilean Donan


Loch Ness:
Visita ao Castelo de Urqhuart com vista panoramica do mais famoso lago do mundo.
Inverness:
Visita a cidade

Cairngorms

2 comentários:

Carlos disse...

Eu pretendo fazer um roteiro proximo ao seu (7 dias) mas gostaria de fazer emm transporte publico (onibus / trem) nao gosto de dirigir. Voce acha possivel ?

Leo disse...

Carlos peço desculpa por só responder agora pois não recebi a notificação deste comentário.
Em relação à sua pergunta (não sei se ainda vou a tempo), é perfeitamente possível fazer algo semelhante de omnibus ou trem, mas vai acabar por estar completamente dependente dos mesmos e preso a datas e horários que poderão não contribuir muito para o roteiro.
É um país pequeno e bastante acessível, com boas estradas e onde é fácil, dirigir e chegar ao seu destino, porém conduzem do lado esquerdo e isso às vezes é um pouco confuso!
Boa sorte. Mais alguma pergunta e estarei ao dispor.