abril 19, 2013

Cobh e o adeus ao grande Titanic!!

Cobh é uma cidade do condado de Cork, Irlanda, famosa por ter sido o último local onde o navio Titanic realizou a sua ultima escala antes da tragédia final. Neste post vamos conhecer um pouco da história Irlandesa centrada nos séculos XVIII e XIX quando a fome atacou um país então sobrepovoado e assolado por doenças contagiáveis e a destruição da cultura de batata por um fungo.
Com níveis de desemprego bastante elevados e sem perspectivas de futuro, o povo Irlandês começa então a emigrar em grande escala para os EUA. Estima-se que um quarto da população terá sido "subtraída" com 1 milhão de mortos e cerca de 1,5 milhões a abandonarem o país.

Na minha visita a Cobh visitei para além da cidade, o museu onde está representada esta fase irlandesa mais conhecida como "A grande diáspora" e em especial o  dia em que o Titanic por aqui passou antes de partir rumo a Nova York. Na altura muitos dos navios que partiam carregados de irlandeses rumo à América não chegavam ao destino transformando o Atlântico numa autêntica sepultura. O Titanic, conhecido como o Navio que não podia afundar, seguiu o destino de tantos outros e contra todas as espectativas e até com um pouco de ironia, acaba por afundar na sua viagem inaugural...







Estaleiros do Titanic
 

A vida a bordo dos navios



Dia da partida do Titanic




Réplica do Titanic
O Titanic partindo para a sua primeira e derradeira viagem!

Notícia do jornal "The New York Times", dando conta da tragédia:"Ao fim de 4 horas o Titanic afunda depois de embaternum Iceberg: salvas 866 pessoas pelo navio Carpathia, com 1250 presumíveis vitimas..."


1 comentários:

Anónimo disse...

muito lindo tb quero