maio 15, 2013

Ao Pormenor: Yi Peng Festival

O festival Yipeng decorre na lua cheia do segundo mês do calendário Lanna e é uma celebração memorável que ninguém poderá esquecer. Um número incálculável de "lanternas voadoras" é lançado nos céus da Tailândia em homenagem a Buda.
Todas as habitações, templos, jardins e até mesmo as avenidas são meticulosamente decoradas com lanternas multicolores feitas com papel de arroz.
De facto, o melhor local para visitar durante estas celebrações é Chiang Mai, a antiga capital do Reino Lanna, onde o festival é levado a um nível superior.
Para além dos céus iluminados, actualmente também o rio Ping se enche de luz e cor, pois o festival Loi Krathong coincide com esta data o que dá uma amplitude ainda maior às festividades.







O festival Loi Ktathong (Loi significa flutuar e Krathong refere-se aos pequenos barquinhos decorados) não é mais do que uma celebração onde as pessoas lançam nas águas do rio pequenos "barquinhos" feitos e decorados principalmente com folhas de bananeira, flores de Lótus, velas e incenso.  Segundo a tradição, deve se pedir também um desejo e por vezes coloca-se uma moeda para oferecer aos espíritos do rio, numa tentativa de afastar a má sorte!
As origens desta tradição são entanto quase desconhecidas.

A tudo isto se juntam as paradas, o teatro, as bancas de comidas, o artesanato, o entusiasmo (fanatismo até) das pessoas.., enfim memorável!

Preparando um "Krathong"








Quando ir:

A data exata é na lua cheia do 12º mês do calendário lunar da Tailândia,  que normalmente calha em novembro. Este ano (2013) será no dia 17 de novembro. 

Como chegar:

Pois isso depende dos seus planos e do sítio onde se encontra. Se tiver em Bangkok como eu estava na altura, poderá ir de comboio para Chiang Mai que é uma viagem muito interessante e para além do festival Chiang Mai tem muito mais para oferecer.
Convém referir que esta é uma altura muito complicada para viajar para Chiang Mai, por isso convém comprar o seu bilhete com bastante antecedência. Veja aqui mais detalhes. 
Também pode ir de avião, isso fica a seu critério, mas a razões que me levaram a ir de comboio têm a ver com a própria experiência em si. Se for no comboio da noite economiza um dia de viagem, pois estará a dormir durante a viagem.

Veja aqui um vídeo sobre o festival. 

Esta aventura é parte integrante de uma viagem à Tailândia, ver aqui.

Também poderá gostar de:

Diário de Viagem: Tailândia
A aldeia das mulheres-girafa
 

0 comentários: