março 18, 2016

Ao Pormenor: Pamukkale, o Castelo de Algodão

História e factos interessantes:

Pamukkale, ou Castelo de Algodão em turco, é um lugar fantástico onde a Mãe Natureza decidiu dar um ar de sua graça.Situa-se na Turquia na província de Denizli e é um dos locais mais visitados desse país.



Uma enorme colina, que ao longe parece coberta de neve, está na verdade coberta de carbonato de cálcio que é expelido juntamente com as águas termais que jorram das entranhas da terra. Estas fontes termais de água quente descem as colinas formando grandes terraços repletos de piscinas naturais, e a sua elevada concentração de calcário transforma estas encostas no chamado "Mármore Travertino", um processo que dura vários séculos! 






No total existem 17 fontes de água quente onde as temperaturas podem variar de  35 °C até 100 °C, o que na altura em que visitei este local (janeiro) veio mesmo a calhar, pois o chão estava gelado e não é permito andar calçado sobre as colinas!




A cidade antiga Greco-Romana de Hierapolis foi construída bem no topo destas colinas e sua principal actividade naqueles tempos era o turismo, sendo que milhares de pessoas, sobretudo as mais abastadas, se deslocavam a Pamukkale para desfrutar das suas fontes termais. A cidade foi fundada por Eumenes II, rei de Pérgamo no séc II a.C. e diz-se que importantes celebridades como Cleópatra ou Júlio César por aqui passaram!
 
Anfiteatro em Hierapolis

Nos tempos atuais, mais concretamente a meio do século 20, foram construídos hotéis sobre as ruínas de Hierápolis e era permitido aos turistas se banharem nas piscinas naturais e inclusive andar de veículos motorizados sobre as colinas o que causou estragos imensuráveis. Felizmente após a área ser declarada Património da Humanidade, os hotéis foram demolidos a estrada que atravessava as colinas demolida e no seu lugar foram construídas pequenas piscinas para os turistas. As restantes piscinas estão interditas aos turistas enquanto as mesmas recuperam dos abusos que aqui ocorreram, o que vai levar bastante tempo!

Quando ir:

A melhor altura é na Primavera ou Verão pois pode fazer muito frio nesta região nos meses de Inverno. Não é permitido usar sapatos no local por isso terá de subir a colina descalço o que é bastante incómodo! Por outro lado a água que desce a encosta é bem quentinha e no topo existe uma piscina bem antiga onde é possível nadar, e a água é bem quente.

Como ir:

No meu caso eu cheguei de comboio a Denizli vindo de Selçuk, após visitar as ruínas de Éfeso, mas também dá para chegar de autocarro, comboio ou avião.
Se chegar a Denizli de comboio é bem fácil acessar Pamukkale que ainda fica a 20 km da cidade. Basta sair na estação e do outro lado da estrada encontra-se a nova estação de autocarros onde poderá apanhar um minibus para Pamukkale que partem da plataforma 76 no nível mais baixo do edifício de 15 em 15 minutos, local onde também compra o seu bilhete. Atenção que pouca gente fala inglês, e os poucos que sabem parecem querer confundi-lo de propósito de maneira a vender-lhe outros produtos. 
Se preferir pode passar a noite em Denizli num hotel perto da estação, como eu fiz. De referir que a cidade é grande, cheia de lojas, tem Macdonald´s, Burguer King e essas coisas assim mas ninguém fala inglês! Por isso leve a lição bem estudada!

 
Hotéis:

Eu sugiro o Business Hotel porque fica bem perto da estação de comboio e estação de autocarros. Apesar de ter uma nota pouco relevante no Booking, eu achei agradável e é bem localizado... e também vai ser difícil achar outro melhor que este!!!

Dicas:

Algumas eu já dei na parte " como ir", mas ficam aqui mais algumas. Não se esqueça de levar algo para calçar (tipo aquelas meias especiais em látex) pois já sabe que não pode caminhar calçado sobre as colinas. Leve também o fato de banho pois no topo da colina existe uma piscina antiga de água quente maravilhosa (mandada construir por Cleópatra, supostamente), é preciso pagar para entrar mas vale bem a pena depois de toda a caminhada.

Para voltar para baixo terá de pagar uma exorbitância num táxi, por isso se estiver em forma, passe pelos táxis e desça a encosta e terá a oportunidade de ver incríveis formações rochosas de origem vulcânica para além de poupar uma pipa de massa!!




 










0 comentários: